Como pode um quadro, um retábulo, uma música ou um espectáculo desenvolver o nosso conhecimento?



Admirar obras de arte é uma forma de compreender melhor o que os indivíduos produzem, e a realidade que narram. Segundo Goodman “Dom Quixote, tomado literalmente, não se aplica a ninguém, mas tomado figurativamente, aplica-se a muitos de nós”. Por isso, “ perguntar se uma pessoa é um Dom Quixote (quixotesca) ou um Dom Juan é uma questão tão genuína como perguntar se uma pessoa é paranóide ou esquizofrénica, é mais fácil de decidir”.
A arte opera de forma simbólica, não exacta e alegórica. Para melhor compreender as manifestações humanas, os historiadores e sociólogos preocupam-se pela arte de uma determinada época ou cultura.

Este blogue tem por objectivo dar a entender esta interacção entre a arte e o conhecimento, e de que forma as ostentações humanas repercutem-se ao longo dos anos e séculos.
O ponto de partida deste espaço, são os Séculos XVII e XVIII, nomeadamente pretende-se abordar a vida de uma corte, rodeada de riquezas, luxos, extravagâncias e exibições, e a repercussão estética-ideológica que esta deixou como herança nas gerações vindouras. Pretende-se assim analisar globalmente a antícope deixada por este movimento desde o seu apogeu até as réstias que se podem encontrar deste nos dias de hoje, tentando assim elaborar um paralelismo ideologicamente estético desde que surgiu o movimento social em si, até à nossa actualidade.

MÚSICA - "Le Roi Danse." Música do Compositor Jean-Baptiste Lully

Jean-Baptiste Lully (1632-1687)




O seu nome original era, Giovanni Battista Lulli nasceu em Florença em 1632 e faleceu em Paris no ano de 1687. Passou grande parte da sua vida trabalhado na corte do Rei Luís XIV. o seu estilo de composição foi sobejamente reproduzido por toda a Europa.
rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

"Marcha Para a Cerimónia dos Turcos" Clique

"Sinfonia / Reinhard Goebel & Antiqua Köl" Clique
rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr
"Marcha Real" Clique
Jean-Baptiste Lully

rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr"Marcha dos mosqueteiros" Cliquerrrrrrrrrrrrrr
rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrss"Le Bourgeois Gentilhomme" Clique

Criou o primeiro género comédia-ballet, a peça O Burguês Fidalgo titulo original Le Bourgeois Gentilhomme em 1670, com Molière



video

Excerto do Filme "le Roi Danse", com musica do compositor Lully

0 comentários:

Enviar um comentário

Livros e Filmes


Filme: Maria Antonietta

Filme:Le Roi Dance

Filme: O poder da arte

Filme: A Rapariga com Brinco de Pérola

Livro: Burguês Fidalgo/Sganarelo Autor: Molière